Cidades

Niterói em situação de risco contra queimadas

Ocorrência e propagação de incêndios em áreas protegidas e de vegetação urbana colocaram Niterói em situação de risco. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói garante que as altas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam a possibilidade de incêndios. A previsão é de que a temperatura continue elevada e sem chuva nos próximos dias, por isso, é importante seguir as orientações:

- Não solte balões. Além do risco de gerar incêndios, essa prática constitui crime;
- Não solte fogos de artifício em áreas de vegetação.
- Não queime lixo.
- Não lance pontas de cigarro nas margens das ruas e rodovias.
- Não use fogo para eliminar a vegetação dos terrenos.

As queimadas destroem a vegetação e podem trazer prejuízos à residências, comércios e indústrias, além de destruir a fauna local e promover o empobrecimento do solo, a redução da qualidade do ar e o aumento da temperatura.

O programa Niterói Contra Queimadas, uma parceria entre a defesa civil, a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a secretaria de Conservação, a coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Civil, a CLIN e o Corpo de Bombeiros, está adotando uma série de medidas de monitoramento, prevenção e apoio às equipes de combate aos focos de incêndio. Uma delas, por exemplo, é a formação de voluntários capacitados para atuarem em rondas preventivas em áreas vulneráveis. O município já conta com 207 pessoas que atuam como voluntárias.

A prefeitura pede que a população ajude na vigilância para inibir a prática criminosa de queimadas ou focos de incêndio em vegetação. O telefone do Corpo de bombeiros é 193 e da Defesa Civil atende no 199. A ligação é gratuita.

< Tiroteio, perseguição e resgate na rodovia BR-101 em São Gonçalo Mais 350 policiais para o Rock In Rio <